8 e 9 de Novembro

Transamerica Expo Center

São Paulo, Brasil

ÚLTIMOS INGRESSOS DISPONÍVEIS

O congresso da Alacero é realizado anualmente desde 1962 e é um espaço de encontro para a cadeia de valor da indústria do aço latino-americana.

Busca promover o debate sobre os desafios que o futuro apresenta e temas que impactam o setor, avançando no desenvolvimento de práticas comerciais, éticas e responsáveis, para assim contribuir para o crescimento industrial e socioeconômico da região.

veja como foi
ALACERO SUMMIT 2022

TEMAS

MERCADOS E GEOPOLÍTICA

Panorama global e regional. Regionalização e oportunidades de reindustrialização para a América Latina.

INOVAÇÃO E INDÚSTRIA 4.0

O ecossistema de startups e grandes empresas que está transformando a indústria com soluções baseadas na digitalização e nas novas tecnologias.

SUSTENTABILIDADE

Educação, moradia, e cultura, eixos do desenvolvimento socioeconômico da região.

Transição energética 

O caminho e os desafios da indústria latino-americana rumo a um aço de baixas emissões de CO2.

agenda summit 2023

NOVEMBRO 8 & 9

[00.00h a 00.00 h] USA (EDT), Colombia, Ecuadro y Perú (UTC-5)
[00.00h a 00.00 h] Venezuela (UTC-4)
[00.00h a 00.00 h] Brasil, Argentina y Chile (UTC-3)

QUARTA-FEIRA - 8 Nov 2023

8:00 - 8:45

Credenciamento e café da manhã de boas-vindas

Abertura

8:45 - 9:10

MERCADOS E GEOPOLÍTICA

9:10 - 9:50

Navegando pela incerteza: uma abordagem não convencional.

9:50 - 10:30

Um apelo (relativamente) otimista a favor da América Latina.

10:30 - 10:50

Regionalização: oportunidades de reindustrialização para a América Latina. México: uma experiência a seguir?

10:50 - 11:30

Break

11:30 - 11:35

Entrega do Prêmio #DesafioAlacero

INOVAÇÃO E INDÚSTRIA 4.0

11:35 - 12:10

13:55 - 15:00

almOÇO

Quinta-feira - 9 Nov 2023

8:30 - 9:00

Credenciamento e café da manhã de boas-vindas.

9:00 - 9:10

Boas-vindas e resumo do primeiro dia.

SUSTENTABILIDADE

9:10 - 9:30

O impacto social da indústria: desenvolvimento de comunidades com educação, saúde, moradia e cultura.

10:45 - 11:25

Break

transição energética

12:05 - 12:25

O desafio da indústria do aço da América Latina na Descarbonização.

13:25 - 13:30

Encerramento e conclusões

13:30 - 14:30

Almoço

CONHEÇA NOSSO PROGRAMA DE ACOMPANHANTES

0
DIAS
0
ORADORES
0
participantes
0
STANDS
0
EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS

NOS ACOMPAnhAN

PLATINUM

PLATA

CÂMARA ANFITRIÃ

NOS APOIAM

OPORTUNIDADES DE PATROCINIO

Carolina Amoroso

Apresentadora e jornalista especializada na agenda internacional

Carolina Amoroso é apresentadora e jornalista especializada na agenda internacional. Ela apresenta os programas TN Internacional Está Pasando, um dos telejornais diários do canal Todo Notícias. Foi responsável pela Bella y Bestiajunto com Nicolás Wiñazki, foi colunista do ciclo Desde el Llano, de Joaquín Morales Solá e apresentadora do TN Central. Além disso, em 2020 e 2021, apresentou as duas temporadas da série documental Argentina Penélope. 

Além de apresentadora, faz reportagens e coberturas especiais. Ela serviu como correspondente de guerra na Ucrânia, onde serviu três vezes desde o início da invasão russa em grande escala.

Também viajou para a selva de Darien, na fronteira entre Panamá e Colômbia, para cobrir a rota migratória mais perigosa do continente e foi enviada especial nas últimas eleições no Chile e no Brasil. Em 2019, cobriu a saída do poder de Evo Morales na Bolívia. Nestes anos, dedicou grande parte de sua cobertura jornalística à situação humanitária na Venezuela. Esteve na fronteira colombiano-venezuelana em 2019 por ocasião da frustrada passagem da ajuda humanitária e, em 2020, publicou o livro “Llorarás: historias del éxodo venezolano”, no qual coleta depoimentos daqueles que tiveram que fugir de seu país. 

Em 2022, seu trabalho foi reconhecido com o prêmio Martín Fierro na lista de Melhor Trabalho de Apresentação Feminina pelo TN Central. Além disso, pelo documentário Darien, a odisseia dos migrantes, recebeu, junto com o restante da equipe de produção, o prêmio Fopea na categoria “Jornalismo em Profundidade”. Esse mesmo trabalho foi declarado de interesse para a Comunicação Social pelo Legislativo da Cidade de Buenos Aires e recentemente recebeu três prêmios Telly. Ainda em 2022, Carolina publicou com Juan Meiriño, o livro Hackear la Argentina. La esperanza del boom tecnológico.

Gustavo Werneck

CEO Gerdau e Presidente da Alacero

Gustavo Werneck é presidente da Alacero e CEO da Gerdau desde janeiro de 2018 e membro do Conselho de Administração da Companhia desde 2019. Anteriormente, liderou a operação Gerdau Aceros Brasil, principal negócio da Companhia no país. Atua na Companhia desde 2004, tendo ocupado diversos cargos estratégicos, como Diretor Corporativo de Tecnologia da Informação (CIO), Diretor Industrial da Gerdau Índia e Diretor Industrial da Gerdau Aceros Especiales. É também conselheiro do Instituto Aço Brasil, da Together We Are + e da Amcham (Câmara Americana de Comércio), e Conselheiro Emérito do Conscious Capitalism. Gustavo é coordenador do Grupo Impacto, do CEO’s Legacy (Fundação Dom Cabral).

Vikram Mansharamani

Especialista em tendências globais, ex-professor da Universidade de Harvard, autor e investidor. Como antecipar o futuro, gerenciar riscos e identificar oportunidades:

· Um dos maiores pensadores independentes do nosso tempo, um generalista no tempo dos especialistas

· Grande economista, investidor e ex-professor da Universidade de Harvard e Yale

· Autor de “Think for Yourself” e “BOOMBUSTOLOGY: Spotting Financial Bubbles Before They Burst” (Detectando  bolhas financeiras antes que elas estourem”)

· Membro do  Conselho Global sobre o Futuro dos Riscos Complexos do Fórum Econômico Mundial

· Informações que parecem irrelevantes podem levar a conclusões poderosas quando se consegue ligar os pontos.

· Mansharamani mostra por que os generalistas são mais aptos a navegar em tempos de incertezas do que os especialistas

· Como antecipar o futuro, gerenciar riscos e identificar oportunidades

· O crescimento da classe média e seu impacto em diferentes indústrias, setores, empresas e países

· Projeta cenários sobre o futuro dos alimentos, água, agricultura, commodities, dívida soberana, mercados financeiros e muito mais

Brian Winter

Analista político da América Latina

Brian Winter é o atual editor-chefe da revista Americas Quarterly, considerada a publicação líder sobre política, negócios e cultura nas Américas.

Seu público inclui CEOs, altos funcionários do governo e líderes de opinião, bem como um público em geral interessado nos assuntos da região.

Brian é reconhecido como um “insider de Washington e Wall Street” e compartilha com clientes na América Latina como seus próprios países (seja Peru, Argentina ou Colômbia) são vistos nos Estados Unidos, o que pensam investidores e legisladores e qual é o panorama geral para a região. No Conselho das Américas, passa todo o seu tempo nesse cruzamento entre a América Latina e os Estados Unidos.

Radicado em Nova York desde 2015, Brian liderou o relançamento da Americas Quarterly e conseguiu dobrar seu número de leitores on-line, expandindo sua cobertura de política, negócios e cultura no Hemisfério Ocidental.

Anteriormente, enquanto trabalhava na América Latina (durante uma década como correspondente da Reuters), morou em São Paulo, Buenos Aires e Cidade do México.

Brian é autor e coautor de quatro livros sobre a América Latina, incluindo Why Soccer Matters. sobre o lendário Pelé-, best-seller do New York Times; “O Presidente Acidental do Brasil”, em coautoria com o Presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso; e “Long After Midnight”, um livro de memórias sobre sua passagem pela Argentina.

MÁXIMO VEDOYA

CEO da Ternium

Máximo Vedoya é CEO da Ternium, uma das principais siderúrgicas do continente americano. Também é presidente da Câmara da Indústria de Transformação (Caintra) de Nuevo León; membro do Comitê Executivo da Associação Latino-Americana do Aço (Alacero); vice-presidente da Câmara Nacional da Indústria do Ferro e do Aço (Canacero) do México; membro da Comissão Executiva e presidente da Comissão PYME do Conselho Coordenador Empresarial (CCE) e membro do Conselho Executivo e presidente do Comitê de Engenharias da Universidade de Monterrey (UDEM).

Anteriormente, ocupou cargos como os de presidente do Economic Committee da World Steel Association (WSA) e de presidente da Alacero e da Canacero. Nascido em Buenos Aires, Argentina, em 1970, é formado em Engenharia Industrial pelo Instituto Tecnológico de Buenos Aires e tem mestrado em Administração pela Universidade de Stanford (EUA). Desde 1992 exerceu diversas funções nas áreas de Planejamento, Vendas, Exportações e Comercial na Ternium na Argentina e na Venezuela. Em 2010 assumiu a Presidência Executiva da Ternium Região Andina (Colômbia), em 2012 tornou-se presidente executivo da Ternium México, e em 1º de março de 2018 foi nomeado CEO da Ternium.

Santiago Bilinkis

Empreendedor e tecnólogo

Santiago Bilinkis é empreendedor e tecnólogo. No mundo dos negócios, cofundou e liderou a Officenet, a maior empresa de insumos de escritório da Argentina e do Brasil, adquirida pela Staples Inc. Foi também fundador de várias outras empresas e participa ativamente de diferentes organizações da sociedade civil. É autor do blog Riesgo y Recompensa, um dos blogs mais lidos sobre empreendedorismo em idioma espanhol. Atualmente é sócio fundador da Quasar Ventures, uma geradora de empresas tecnológicas.

Apaixonado pela ciência e pela tecnologia, foi selecionado em 2010 para viajar à Singularity University a uma sede da NASA na Silicon Valley, onde teve a oportunidade de aprender com os cientistas mais destacados do mundo sobre o estado da arte em disciplinas como Inteligência Artificial, Robótica, Biotecnologia, Neurociência e Nanotecnologia.

Atualmente dedica-se à divulgação científica, através de palestras e apresentações, escrevendo para a mídia gráfica e a coluna “Basta de todo”, um dos programas de rádio mais escutados da Argentina. Em 2013, fez parte do documentário “2111”, do Discovery Channel, junto a nomes como Ray Kurzweil, James Canton e Aubrey de Grey. Foi recentemente distinguido como “Personalidade Destacada no campo da Ciência e da Tecnologia” pela Cidade de Buenos Aires.

Santiago é economista, formado com Medalha de Ouro pela Universidade de San Andrés. Nos últimos anos realizou apresentações em várias universidades, incluindo o MIT Sloan School  of Management e Harvard Business School, bem como em diferentes empresas e organizações públicas. Lançou recentemente o livro “Pasaje al futuro”, publicado pela Penguin Random House (Sudamericana).

Publicou recentemente os livros “Pasaje al futuro” e “Guia para sobrevivir al presente”.

Kurt Herzog

HEAD OF INDUSTRY 4.0 – PRIMETALS

Kurt Herzog completou seu mestrado em Automação Industrial na Universidade Técnica de Viena e seu MBA na Linz Management Academy.  Em 1997, começou a trabalhar para a VAI, empresa antecessora da Primetals Technologies, na área de Automação de Processos e ocupou vários cargos de gestão em Eletrônica e Automação, bem como na Engenharia. Desde 2016, é responsável pelo portfólio de Indústria 4.0 da Primetals Technologies.

Rolando Paolone

 CEO e CTO – DANIELI GROUP

Depois de se formar em  engenharia mecânica na Arturo Malignani High School, em Udine, Rolando Paolone juntou-se à Danieli em 1985 como desenhista na Danieli Morgårdshammar, a divisão de laminação a quente do Grupo Danieli para produtos longos.

Em 1989, Paolone tornou-se líder de equipe no escritório de design e, cinco anos depois, foi nomeado chefe de desenho para a área de acabamento de laminação, tornando-se diretor técnico da divisão de laminação a quente de produtos longos em 2001.

Continuando sua carreira em laminadores de produtos longos, em 2006 assumiu a responsabilidade de liderar o departamento de processos e tecnologia e, três anos depois, como Vice-Presidente Executivo de Tecnologia da divisão, que na época passou a fornecer também laminadores para trilhos e perfis pesados.

Em 2014, foi nomeado codiretor do Centro de Pesquisa Danieli e, desde 2018, Diretor de Tecnologia do Grupo Danieli, membro do conselho executivo da Danieli e membro do conselho executivo do Grupo. Além disso, é presidente da Danieli Centro de Combustão e SUND Birsta desde 2020.

Atualmente, desde novembro de 2021, Rolando Paolone é CEO da Danieli P lantmaking e CTO do Danieli Group – Plantmaking e  Steelmaking.

Alexandre Rizek Schultz

Managing Director Russula South America

BIOGRAFIA ALEXANDRE – Managing Director Russula South America Alexandre Rizek Schultz é responsável pela operação da Russula na América do Sul desde 2013.
Atua na empresa desse 2002, tendo ocupado cargos na engenharia de automação e projetos de cogeração de energia.
Alexandre iniciou sua carreira na Asea Brown Boveri em 1994, onde já atuava na indústria do aço, em projetos de laminação de produtos longos. Graduado em engenharia elétrica pelo Instituto Mauá de Tecnologia, e tem formação executiva em escolas de negócios como a Fundação Getúlio Vargas (Brasil).
É apoiador de iniciativas ESG nos contratos que envolvem a empresa, buscando levar desenvolvimento e oportunidades para comunidades menos favorecidas em municípios onde Russula desenvolve projetos. Com estreita relação com o meio ambiente, acredita no desenvolvimento sustentado da indústria.

Martín Berardi

Presidente Executivo da Ternium Argentina

Engenheiro industrial formado pelo Instituto Tecnológico de Buenos Aires (ITBA) e com um MBA da Universidade de Stanford, Martín Berardi está na Organização Techint desde 1980. Atualmente, é Presidente Executivo da Ternium Argentina, a maior fabricante de aço do país e integrante da Ternium, produtora de aço plano líder na América Latina, com 17 centros produtivos na Argentina, Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Guatemala e México. A Ternium fabrica uma ampla variedade de produtos de alto valor agregado para clientes de diferentes indústrias da região.

Martín Berardi é também Presidente da Câmara Argentina do Aço e presidiu a Associação Latino-Americana do Aço (Alacero), da qual hoje é Diretor pela Argentina.

Foi ainda Presidente Executivo da Sidor na Venezuela (2000-2004), Diretor-geral da Tenaris Tamsa no México (1995-2000) e da Tenaris Siat na Argentina (1992-1995).

Integra o Conselho de Administração do ITBA, faz parte da Diretoria do Instituto para o Desenvolvimento Empresarial da Argentina (IDEA) e é Conselheiro Titular da Fundece.

Como hobbies, gosta de ler, jogar golfe e viajar com a família.

Mateus Jarros

CEO da Ubiratã

Mateus Jarros é CEO da Ubiratã, uma joint-venture entre Gerdau e Spacetime Labs que fornece tecnologia de gêmeos digitais para a indústria de base. Anteriormente liderou o fundo de corporate venture capital da Gerdau, Gerdau Next Ventures, onde estruturou suas operações e coordenou investimentos em diversos países das Américas. Foi conselheiro de diversas startups e fundos do portfólio. Foi consultor da PwC, atuando nas áreas de auditoria, M&A, finanças corporativas e estratégia. Economista formado pela PUCRS, é pós-graduado pela Fundação Dom Cabral, especializado em finanças corporativas pela Universidade de Ohio, e venture capital pela Universidade da Pensilvania (Wharton).

André Quinderé

CEO – AGILEAN

Graduado em Engenharia Civil pela UFC, Especialista com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, Especialista com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC. CEO da AVAL Engenharia e Tecnologia. Atuando diretamente na gestão de obras durante 15 anos, foi responsável pela implantação da filosofia, conceitos e ferramentas do Lean Thinking em diversas construtoras em todo o Brasil em obras de diferentes tipologias. No âmbito acadêmico, leciona a disciplina do curso de extensão em Planejamento e Controle de Obras da Universidade Coorporativa do Sinduscon – CE, tendo sido professor dessa disciplina também no curso de Graduação de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Atualmente na Aval Engenharia e Tecnologia atua em conjunto com sua equipe em uma busca continua pela implantação das tecnologias da Industria 4.0 no canteiro de obras objetivando alavancar a produtividade do setor. Os aplicativos desenvolvidos pela empresa já foram utilizados em mais de 500 canteiros além dos serviços de consultoria com foco em modelagem BIM, orçamento e planejamento utilizando os conceitos Lean e gerenciamento de obras, totalizando 65.000.000,00 m² de área total construída orçada, planejada e acompanhada pela Aval, com destaque para a conquista do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade pelo Agilean em 2020 e em 2022.

Palestrou em diversos eventos nacionais em internacionais como o InovaConstruir Experience, ENIC e Construsummit em 2021 e 2022 e o Conenx 2022, em Portugal, sempre trazendo conteúdos relevantes com foco em ganho de eficiência em construtoras por meio de tecnologias e novas práticas de gestão.

Martin schichtel

CEO – Kraftblock

Martin nasceu em Saarbrücken, Alemanha, em 1969. Doutorou-se em Química pela Saarland University, com foco em Nanopartículas Compostas e Recobertas Inteligentes. Martin fundou a Kraftblock junto com sua cofundadora Susanne em 2014.

Ele registrou sua primeira patente em 1998 e tem 20 anos de experiência em desenvolvimento de materiais, produção e vendas. Quando era Chefe do Departamento de Cerâmica, desenvolveu o Departamento de Compostos de Nanopartículas Poliméricas no Instituto de Novos Materiais da Universidade de Saarland. Posteriormente, chefiou a divisão de Recobertas Inteligentes na ItN Nanovation AG.

JANTAR DA AÇO BRASIL E ALACERO SERA REALIZADO NO BALL ROOM DO HOTEL OFICAL DO CONGRESO “GRAND HYATT” ÁS 19H30. DRESS CODE: “BUSINESS CASUAL”

Alejandro Wagner

Diretor Executivo da Alacero

Alejandro Wagner é argentino, Engenheiro Industrial e possui MBA Executivo pela IAE Business School. Com mais de 15 anos de sólida experiência público-privada, atuou em cargos comerciais e de planejamento de grandes empresas de consumo e na indústria do aço regional e global. No setor público, foi Diretor da Agência Argentina de Investimentos e Comércio Internacional. Como Diretor Executivo da Alacero, promove a transição do setor para uma gestão cada vez mais sustentável, inovadora e segura, trabalhando em conjunto com líderes das principais empresas do setor, órgãos governamentais e organismos internacionais trazendo a visão da indústria siderúrgica da América Latina para o mundo.

Pâmella Braga De-Cnop

Diretora Executiva da Fundação Vale

Iniciou sua carreira na Vale e desde 2005 atua com temas ligados à área social e relacionamento com comunidades. Atuou no alinhamento do Investimento Social da Vale para as unidades no exterior. Também trabalhou na empresa britânica de Óleo e Gás BG Group e na Shell como responsável pela Gestão da Performance Social, incluindo aspectos socioeconômicos do licenciamento ambiental

Luis Barrio

Vice-presidente de Gestão Global de Produtos – WHIRLPOOL

Luis chegou à Whirlpool no início de 2018 e liderou a estratégia da equipe de Abastecimento Estratégico da América do Norte até julho de 2022. A partir daí passou a liderar a introdução de novos produtos na América do Norte e na América Latina, sendo o responsável direto pelos projetos de preparação da base de abastecimento mundial. Também liderou o negócio de pequenos eletrodomésticos KitchenAid do ponto de vista GSS até julho de 2023.

Desde julho de 2023 Luis é o responsável direto pelo Abastecimento Estratégico Global da América Latina, Ferramentas e Equipamentos Globais, além de ser o responsável funcional pelos lançamentos Globais de Novos Produtos.

Antes de entrar para a Whirlpool, Luis trabalhou 14 anos na Faurecia, fornecedor mundial da indústria automotiva. Baseado em Auburn Hills, Michigan, foi vice-presidente de Assentos Automotivos para a América do Norte. Antes da Faurecia, esteve dez anos na Valeo, em cargos que foram de gerente de Compras até gerente de Planta na Espanha, Argentina e Texas.

Luis Barrio é engenheiro mecânico. Tem mestrado em Aeronáutica pela Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina, e um MBA pela Escola de Negócios CEREM, na Espanha.

Erika Bienek

Diretora de Relações Comunitárias do Grupo Techint

Erika Bienek é Engenheira Industrial, e atualmente atua como Diretora de Relações Comunitárias do Grupo Techint, integrado pelas empresas Tenaris, Ternium, Tecpetrol e Techint Ingeniería & Construcción, com raízes profundas nas comunidades onde opera.

Desde 2017, é responsável por apoiar a missão, visão e valores do Grupo através da gestão de   programas globais sem fins lucrativos em 19 países, com foco em educação e cultura.  Anteriormente, foi Gerente de Planejamento e ocupou cargos nas áreas de Coordenação Comercial e Técnica de Produção de Tubos na Tenaris.

Paulo Boneff

Líder Global de Desenvolvimento Organizacional e Responsabilidade Social da Gerdau

Função na Gerdau
Líder do processo de desenvolvimento organizacional da Gerdau, com foco em Cultura e Comunicação Interna. Responsável também por projetos e processos de responsabilidade social, como investimento social e voluntariado, lidera uma equipe corporativa que tem como objetivo apoiar as operações da Gerdau em nove países.

Formação
Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil), tem especialização em Negócios Globais, Marketing Internacional e Negociação pelo Groupe ESC Troyes (França) e especialização em estratégia de negócios sustentáveis pela Harvard Business School (Estados Unidos). É membro da rede Liga de Intraempreendedores e Líderes Responsáveis da Fundação BMW, do Conselho de Administração do Museu das Minas e do Metal, do Conselho de Administração da Junior Achievement Brasil e do Conselho de Administração do Grupo Mais Unidos.

Tatiana Nolasco

Presidente da Fundação e Diretora de Futuro da ArcelorMittal

Tatiana é natural de Niterói, no Rio de Janeiro, tem 43 anos, casada e mãe do Rafael (nove anos) e da Paula (sete). É formada em engenharia de produção pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, e possui MBA em gestão empresarial com ênfase em negócios pela Fundação Getúlio Vargas.

Atuando há 23 anos no setor siderúrgico, Tatiana começou sua carreira na ArcelorMittal como estagiária nos anos 2000, ingressando no dia 8 de março, o que é simbólico por ser o Dia Internacional da Mulher. Ao longo dos anos, ocupou cadeira gerencial em diferentes áreas: Competitividade e Gestão, Planejamento e Logística, Suprimentos, Laminação e Gerência Técnica e Qualidade.

Tatiana Nolasco foi a primeira mulher diretora de unidade industrial da ArcelorMittal no Brasil e na América Latina, cargo que ocupou por três anos.

Em 2023, assumiu a Diretoria de ESG, Inovação, Tecnologia e Transformação do Negócio da ArcelorMittal. À frente da Diretoria de Futuro (como a área é conhecida), acumula os cargos de presidente-executiva da Fundação ArcelorMittal e do Açolab, primeiro laboratório de inovação aberta da indústria de aço no mundo.

Marcelo Martinez Mosquera

Presidente do Departamento de Energia do Sindicato Industrial Argentino

Marcelo Martinez Mosquera é assessor em Energia Global e Transição Energética. 

É Engenheiro Industrial pela Universidade de Buenos Aires e Mestre em Negócios pela Universidade de Stanford. 

Fez parte do Grupo Techint por 50 anos – 15 anos nas empresas siderúrgicas e depois CEO da Tecpetrol S.A. por 18 anos, desde a sua criação. 

É torcedor do Boca Juniors.
Casado, 4 filhos, 18 netos. 

Jefferson de Paula

Presidente da ArcelorMittal Brasil, CEO Aços Longos e Mineração LATAM

Membro do Comitê Executivo do Grupo ArcelorMittal, ele atua na indústria do aço há mais de 36 anos. Está no grupo desde 1991, tendo ocupado várias posições executivas no Brasil, na Argentina, nas Américas e na Europa.

Como atuação externa ao grupo ArcelorMittal, Jefferson é atualmente vice-presidente da diretoria e membro do conselho estratégico da Associação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Presidente do conselho diretor do Instituto Aço Brasil e membro do conselho executivo da Associação Latino-Americana do Aço (ALACERO).

Jefferson é graduado em engenharia metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (Brasil), e tem formação executiva em escolas de negócios como a Fundação Dom Cabral (Brasil), Universidad Austral – IAE School of Business (Argentina), Insead (França) e Kellog School of Management, Northwestern University (EUA).

Wieland Gurlit

Sênior Partner da McKinsey

Wieland é um sócio sênior da McKinsey do escritório de São Paulo e um dos líderes da prática de Metais, com +30 anos de experiência, tendo servido clientes do setor nos mais diversos temas e regiões.

Lucas Araripe

Diretor-executivo da Casa dos Ventos

Está na empresa desde a sua fundação e participou ativamente da campanha exploratória que culminou na identificação do maior portfólio de projetos eólicos do Brasil.

Com mais de 15 anos de experiência no mercado, é graduado em Administração de Empresas pelo Insper, com extensão pela Universitá Commerciale Luigi Bocconi e especialização pela Singularity University. É também membro da Muda o Presente, ESGtech sem fins lucrativos dedicada à restauração e à proteção da Mata Atlântica.

Gabriel Mann dos Santos

Diretor de Comercialização de Energia da ENGIE Brasil Energia

Gabriel Mann é um profissional com comprovada experiência na área comercial e 22 anos de vivência no setor elétrico brasileiro. Desde 2018 ele é Diretor de Comercialização da ENGIE Brasil Energia, responsável pelas áreas de comercialização e trading de energia, inteligência de mercado e marketing.

Ele ingressou na então Gerasul em 2001, onde trabalhou no departamento de Desenvolvimento de Negócios, com foco nos novos projetos de geração de energia, incluindo renováveis. Posteriormente, em 2009, já pela Tractebel Energia, gerenciou o departamento de Comercialização de Energia, sendo responsável pelas vendas e compras de energia no mercado livre e pelo atendimento e relacionamento com os clientes industriais e comerciais da empresa e com os demais agentes de mercado.

De 2015 a 2018 foi Diretor Comercial e de Inovação da ENGIE Brasil, sendo responsável pelo desenvolvimento dos segmentos de BtoC (negócios para clientes), BtoB (negócios para empresas), BtoT (negócios para cidades e territórios) e pelas atividades de Inovação da empresa no país.

Gabriel é mestre em Engenharia Mecânica (Ciências Térmicas) pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil e possui MBA em Administração de Empresas pela Fundação Dom Cabral, em associação com a Kellogg School of Management, EUA. Ele é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina e em Administração de Empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil.